Os Corpos Gerentes do Centro de Artes Orientais, enviam à família de Firmino Ascensão, as mais sinceras condolências pelos falecimentos da sua irmã, genro e sobrinha, ocorridos num brutal acidente de carro no passado dia 25 de Dezembro em Évora.
Faleceu em Lisboa, na passada terça-feira -- de forma repentina e sem que nada o fizesse esperar -- o Comandante António de Araújo Brito.
Alma de gigante que iluminava cada um dos múltiplos campos do Conhecimento em que tocava, António Brito -- fundador e um dos mais digníssimos membros do Centro de Artes Orientais -- para além de se ter distinguido como Oficial de Marinha, onde ocupou cargos elevadíssimos na hierarquia militar, foi um dos pioneiros da acupunctura e de várias outras terapêuticas orientais em Portugal, tendo sido ainda um activo e proeminente Cavaleiro da Ordem Martinista e um profundo investigador da história e da filosofia marcial lusitanas. Tendo conhecido pessoalmente Mestre Tetsuji Murakami -- personagem por quem nutria profunda admiração e respeito -- cedo aconselhou os seus dois filhos, Nuno e Henrique, a seguir o caminho do Budo, através do método de Karate-do Shotokai, tendo a sua influência sido determinante no seu percurso como Guerreiros da Paz e como Homens. Todos nós, membros do Centro de Artes Orientais e da Associação Shotokai de Portugal, recordamos com imensa saudade as cativantes e iluminadas palestras e conferências que nos ofertava, com enorme generosidade, sendo a última delas -- "A Ética do Combatente" -- ministrada no dia 14 de Abril de 2013 na Sede da ASP, no âmbito do Curso CAFIKA, uma magistral oração de sapiência e iluminada sabedoria. Em nome de todos os membros do CAO e dos Corpos Gerentes da ASP enquanto amigo e Irmão de Armas de António Brito, gostaria de transmitir à sua família, e muito em especial aos seus filhos Henrique e Nuno, os meus mais profundos pêsames. Rei! José Patrão O Centro de Artes Orientais vai disponibilizar um curso intensivo de Japonês este Natal. O curso será dirigido por Iwaoka Shinji, nas instalações do Dojo Egami. O curso será de 23 de Dezembro a 2 de Janeiro, das 16h às 21h e vai custar desde 2.50 euros/hora. Com esta iniciativa o Centro de Artes Orientais procura atrair novos públicos para a aprendizagem da língua japonesa. As inscrições estão abertas a partir desta semana, Contactos: Telemóvel: 914 576 325 Telefone Fixo: 21 259 72 16 Email: [email protected] Diana Tavares CAO O CAO está a desenvolver uma plataforma de Blended Learning (sistema de ensino que junta aulas “à distância” com “presenciais”) para as aulas de Língua e Cultura Japonesa. Se o projeto for bem-sucedido, vai ficar disponível ao público no ano letivo 2014/2015. Está em cima da mesa a hipótese de se incluir na plataforma um conjunto de jogos-online pedagógicos, especificamente em quatro temas: Artes Marciais, Culinária Japonesa, Locais Turísticos Japoneses e Kanji, um dos três alfabetos da escrita japonesa. O projeto já foi apresentado à Embaixada do Japão, que demonstrou grande interesse nesta iniciativa do CAO. Entretanto, no período em que a plataforma CLiC-Jap está em fase experimental – de Janeiro a Agosto de 2013 – poderá candidatar-se a testá-la gratuitamente mandando um e-mail para [email protected]. Diana Tavares CAO |
AuthorWrite something about yourself. No need to be fancy, just an overview. Archives
Dezembro 2014
Categories |